Estilistas Brasileiros

A moda não simplesmente se faz de grandes estilistas de nomes estrangeiros, pois temos inúmeros estilistas em terras brasileiras que obtém fama dentro e fora do nosso país.
Foram através destes estilistas, que colocaram a “cara” e o “estilo” brasileiro nas passarelas da moda no mundo. Pois antes o que víamos chegar por aqui, eram modelos, estampas trazidos do exterior. Impondo a aceitação do que era fornecido, deixando de lado a identidade brasileira. 
Vejamos alguns desses estilistas a seguir


  • Conrado Segreto

Talvez esse seja um nome pouco conhecido do grande público, mas que seus trabalhos que tinham traços fortes e marcantes, o tronaram uma figura de grande expressão na moda nos anos 80, vestido famosos no Brasil.
E foi Segreto que junto com Dener, indicaram nos anos 80 que haveria a possibilidade dos padrões brasileiros serem considerados no mundo da moda. 

  • Dener Pamplona

Foi o primeiro brasileiro a ter destaque em algumas quebras de tabus.
Dener abriu seu primeiro ateliê em São Paulo, onde não fazia cópia de modelos vindos de Paris, mas sim, fugia do copismo fazendo as roupas de suas clientes de acordo com físico, idade, gosto e claro de acordo com o clima tropical do Brasil.
Conquistou fama pela alta costura internacional, sendo convidado a substituir o falecido criador da Casa Chanel, porém convite este recusado, por insegurança da sua cultura.


  • Zuzu Angel
Zuzu fez uso da moda para protestar, usando elementos nas estampas como anjos, crucifixos, tanques de guerra, pássaros engaiolados, sol atrás das grades, jipes e quépis que foram metáforas para simbolizar a história de seu filho, que era um ativista político que foi torturado e assassinado pela ditadura militar nos anos 70.
Essa forma de protesto através da moda, Zuzu dizia que era “a primeira coleção de moda política da história”.
Ela foi a primeira a inserir a moda brasileira no mercado norte americano na época.

  • Alexandre Herchcovitch


Um paulistano que começou cedo no mundo fashion e com a parceria de sua mãe, tornou esse estilista de grande repercussão e reputação de nível nacional e internacional, esse é Alexandre Herchcovitch.







  • Lenny Niemeyer


Lenny foi revolucionária inovando na moda praia, criando um estilo menos “cocota”. Deixando a moda praia em um nível igual ao da alta costura, com qualidade no corte e costura, somado ao glamour em suas peças.






  • Walter Rodrigues


Estilista de grande importância para a moda brasileira, Walter Rodrigues é premiado no Brasil, destaque na Semana de Moda de Paris. Peças elaboradas com sofisticação fazem sucesso, além de seus projetos de característica social e preocupação com a ecologia, fazem de Walter Rodrigues uma referencia de sucesso.





  • Ronaldo Fraga

Ronaldo é um estilista que cria roupas para homens, mulheres e crianças. Nas suas criações há uma preocupação de não colocar nelas o que está imposto na moda, e em especial não usar a sexualidade de forma que deixe sua coleção com aspecto de vulgar.
Com palavras de Glória Kalil no livro Coleção de Moda Ronaldo Fraga, percebemos um simples resumo de como Fraga busca inspiração para fazer suas coleções.



0 comentários:

Postar um comentário