Virada do Século (1900-1909)

  • 1900 - Virada do Século (1900-1909)
No início de 1900, com a consolidação da Revolução Industrial, possibilitou a produção em escala, incluindo artigo de consumo como roupas, calçado.

A moda passou a ser um atrativo para todas as camadas sociais da época, onde o estilo a ser seguido era o europeu, e em especial o estilo vitoriano, que vinha do século anterior.

vestuário feminino consistia no uso de espartilhos, os quais faziam as mulheres obter uma silhueta em forma de “S”, os vestidos sempre ornamentados e o uso de chapéus. As cores predominantes eram em tons pastéis, leves e suaves, as estampas tinham motivos florais.


As mulheres tinham a preocupação de transparecer fragilidade em sua aparência, se comparando tal como uma rosa. Nessa fase percebe-se a palidez feminina. Para atingir tal conceito, as mulheres bebiam vinagre para conseguir a aparência ideal (ideal para época).


vestuário Masculino consistia em uso de sobre-casaca e fraque, acompanhados de chapéu. O que se destacava na roupa masculina era o uso do colarinho, que era feito com linho branco e engomados retos, em volta do pescoço.