Década de 30

  • Década de 30 (1930-1939)
Perído em que as mulheres tiveram uma maior preocupação com o visual. A vida social se transparecia através de festas e bales que frequentavam, em tais festas o principal estilo na vestimenta eram vestidos longos feitso de seda.
O estilo masculino que em um curto perído foi usado na década passada, na de 30 não há mais vestígios, abrindo espaço para casacos de peles, que somado com o uso de acessórios como luvas, pochetes, lenços de seda, chapéus, davam a uma mulher o ar de elegância.
Foi nessa década que a moda também teve características nos cortes das roupas, como a cintura de vespa e o sutiã de bojo, para dar volume aos seios, o que hoje no século XXI ainda é muito usado.
Um fator de insparação para a criação de coleções da época foram os movimentos artisticos como Art-Deco e posteriormente o Surrealismo.
uso de luvas e peles de animais.
A moda masculina durante esse período foi marcada pelo terno "London cut", criado por Frederick Scholt, caracterizado por cava alta e mangas Largas. Outra marca da indumentária masculina foi as roupas usadas pelo gângster Al Capone, que era terno risca-de-giz, gravatas estampadas e chapéu fedora.


Al Capone
Estilista de Destaque
Elsa Schiaparelli
Nasceu em 1890, em Roma.
Schiaparelli acreditava que não poderia haver desvinculação entre artes plásticas e moda. Tornou-se rival da também estilista de fama, Coco Chanel, por ter um crescente sucesso no mundo da moda, porém com um estilo oposto  do que Chanel criava. 
Junto com o artista plástico Salvador Dalí fizeram parceria em suas criações, pois o estilo de Schiaparelli era voltado a modelos exóticos e surrealistas. Dessa parceria surgiram obras como chapéu em forma de sapato, a bolsa-telefone, o tailleur-escrivaninha com bolsos em forma de gaveta, o vestido de seda pintado com moscas, ee tantos outros.
Chapéu em forma de sapato.
A moda de ontem se funde com a de hoje !

personagens do seriado "Gossip Girl", usando roupas inspiradas nos anos 30.
(chapéu fedora e terno risca-de-giz)
 
coleção de Tommy Hilfiger 2011
(terno risca-de-giz feminino)


Década de 40 (1940 - 1949)