Década de 10

  • Década de 10 (1910-1919)
Período marcado pela 1ª Guerra Mundial, o que ocasionou mudanças de costumes. 
Com o fim da guerra foi adotado um estilo extravagante influenciado por figurinistas de teatro, que trouxeram estampas geométricas e influências orientais.
As roupas femininas tiveram grande avanço ao comprimento das saias, pois antes as mesmas eram longas, e nessa década o seu comprimento subiu, ficando até as canelas. O abandono do uso dos espartilhos. Preferência por tecidos suaves como cetim e decorações com rendas.
As roupas masculinas não tiveram significante mudança


Estilista de Destaque

Paul Poiret
Nasceu em 8 de abril de 1879, em Paris.
Provocou uma revolução na moda, pois numa época em que o uso do espartilho se fazia presente na moda feminina, ele lutava contra o mesmo. A sua criação se resumia em um vestuário que apresentasse um ar simples, jovem e livre.


Em um de sua primeira criação se concretizou com o vestido batizado por ele de Le Vague. O modelo desse vestido era cortado com linhas simples e estreitas, com a saia cortada abaixo do seio, que movia como uma onda pelo corpo. Este novo estilo criado por Paul Poiret foi rapidamente  adotado pelas mulheres em menos de 2 anos, as quais se libertavam do espartilho, passando a usar este novo seguimento, em que davam liberdade nos movimentos.   
Vestido de Paul Poiret
Cintura marcada abaixo dos seios.

Vestido atual.
Segue com cintura marcada abaixo dos seios.



Década de 20 (1920 - 1929)